Sacra Piza
Governador Ratinho Junior assina contrato com a Santa Casa nesta quinta-feira em Paranavaí.
16-02-2022 09:24:25
O contrato com a Secretaria de Estado da Saúde é um dos últimos passos para Unidade Morumbi começar a funcionar.



A Santa Casa de Paranavaí confirmou na manhã desta quarta-feira (16) que o governador Ratinho Júnior e o secretário Beto Preto estarão na cidade nesta quinta-feira, dia 17, para assinatura de contrato entre o hospital e a Secretaria de Estado da Saúde (SESA). A assinatura deste contrato é um dos últimos atos para que a Unidade Morumbi comece a funcionar.

A cerimônia de assinatura do contrato será na Unidade Morumbi (Avenida Gabriel Esperidião, Jardim Morumbi), às 14 horas e é aberta ao público. Deputados, diretores da Santa Casa, prefeitos, vereadores secretários municipais de saúde e outras autoridades deverão participar do evento.

A nova unidade hospitalar está pronta e os equipamentos já foram adquiridos. O Governo do Estados investiu cerca de R$ 40 milhões para viabilizar esta Unidade. A metade dos recursos foi aplicada nas obras físicas e a outra metade em equipamentos e mobiliários.

“Se não fosse o apoio do Governo do Estado nós não teríamos como viabilizar a Unidade Morumbi. Esta nova estrutura vai reduzir bastante um dos problemas crônicos que é a falta de leitos. A Santa Casa é o maior hospital e o único da região com UTI. Então a Unidade Morumbi beneficia os 28 municípios da Amunpar”, diz o presidente do hospital, Renato Augusto Platz Guimarães.

A Unidade vai atender somente pacientes do SUS e ainda não entrou em funcionamento porque não havia sido definida como seria feito o seu custeio. A remuneração do SUS é deficitária e não cobre as despesas. O Governo do Estado vai participar do custeio e negocia com os prefeitos para que os municípios também ajudem financeiramente a manter a unidade.

Assim que começar a funcionar a nova unidade vai priorizar a realização de cirurgias eletivas que estão represadas. Quando esteve visitando a Unidade Morumbi, em agosto do ano passado, o governador reconheceu que nos anos de 2020 e 2021 a pandemia da Covid-19 consumiu praticamente todo o recurso da SESA. Além disso, para sobrar leitos para os pacientes do coronavírus, as cirurgias eletivas foram suspensas. “Agora temos que fazer esta fila andar. As cirurgias eletivas terão prioridades”, disse o governador na época.

Com a assinatura do contrato, a Santa Casa inicia o processo de contratação de novos funcionários e a instalação dos equipamentos. A maioria dos servidores já foi selecionada, mas ainda não havia sido contratada por falta de uma definição do financiamento da atividade. E os equipamentos não foram, instalados já que o prazo de garantia começa a correr a partir da instalação.

 

Fonte: Tudo Politica . Ass. Com.

 

 

 Não há Comentários para esta notícia

 

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Portal Tudo Política não reflete a opinião deste Portal.

Deixe um comentário