Argus Contabilidade
10% dos funcionários da Santa Casa estão afastados.
17-01-2022 16:16:45
Covid-19 afasta 10% dos profissionais da Santa Casa. Redução está acontecendo em todos os setores do hospital.



Nesta segunda-feira (12), 58 dos 571 funcionários da Santa Casa de Paranavaí, ou seja, 10%, estavam afastados por alguma relação com a Covid-19. São servidores de diversos setores: recepção, cozinha, lavanderia, centro cirúrgico, pronto socorro, administração etc. “É uma situação bastante complicada que está sobrecarregando os demais servidores, que já vêm extenuado por quase dois anos de pandemia. É um momento delicado”, informou o diretor do hospital, Héracles Alencar Arrais.

A redução de funcionários está impactando todos os setores. De acordo com o Departamento de Recursos Humanos (RH) da Santa Casa nesta segunda-feira eram 47 funcionários afastados com atestado por causa da Covid (contaminado, suspeito ou com familiar contaminado e/ou suspeito) e mais 11 gestantes, que devem ser afastadas do trabalho assim que confirmar a gravidez – só podem trabalhar home office, quando é possível.

“Não está fácil”, atesta a gerente assistencial do hospital, Marily Vasconcelos Gomes. Explica que a Santa Casa está pagando horas extras para outros funcionários substituir o que estão sendo afastados. “A pessoa até faz uma semana de hora extra, mas na outra está cansada”, informa. Ela diz que não há um setor mais atingido que outro. “Estamos com redução de funcionários em todos os setores”, diz ela.

O Diretor do hospital, Héracles Alencar Arrais, lembra que esta situação tem impacto financeiro para a Santa Casa. “Vai aumentar bastante o gasto com hora extra e num momento que a situação já é delicada”, atesta ele. A possibilidade de o sistema público de saúde entrar em colapso pela pandemia da Covid-19 já era prevista por algumas autoridades sanitárias. Na opinião delas, o gargalo não seria em decorrência do aumento de pacientes contaminados, mas pela redução na estrutura de recursos humanos que seria afetada e afastada.

Embora tenha sido encerrado o convênio com o Governo do Estado para a manutenção de leitos de Covid, a Santa Casa vem mantendo oito leitos e uma equipe isolada para este tipo de atendimento. Com isso ficam mantidos, pelo menos em parte, a utilização em grande escala de equipamentos de proteção individual, o que também gera despesas para o hospital. No caso de Covid, a Santa Casa não está atendendo pacientes de UTI. Estes são colocados na Central de Leitos e geralmente transferidos para Maringá ou Colorado.

 

Fonte: Tudo Politica . Ass. Com. Santa Casa.

 


Mais Imagens:
 

 Não há Comentários para esta notícia

 

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Portal Tudo Política não reflete a opinião deste Portal.

Deixe um comentário