Só Banquetas
Número de mortes na ala Covid da Santa Casa cresceu 400%.
14-06-2021 16:01:31
Este ano Média saltou de 2,5 mortes por semana em 2020 para 10,7. É o que foi apresentado em levantamento realizado pelo departamento de Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ) da Santa Casa de Paranavaí



Levantamento realizado pelo departamento de Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ) da Santa Casa de Paranavaí mostra que o número de mortes na Ala Covid do hospital cresceu 400% este ano em relação a 2020. O estudo refere-se ao período entre 6 de abril do ano passado e dia 7 de junho deste ano.

Mesmo com menos dias, 2021 já registrou, até o dia 7 de Junho, 657 internações, contra 470 verificados em 2020. Uma variação de 41% mesmo sendo num período menor. No total, juntando os dois períodos, já foram internados na Ala Covid da Santa Casa 1.127 pacientes, sendo que 711, o equivalente 63%, receberam alta. Outros 328, ou 29%, evoluíram a óbito. O percentual não fecha em 100% em razão dos pacientes que continuam internados. Em 2020, dos 470 internados, 344 (81%) tiveram alta. Esse número caiu bastante este ano: Dos 657 internados, 367 (55%) tiveram alta.

Apesar da situação delicada, a Santa Casa não tem mais como aumentar leitos. “Estamos no limite. Não temos como ampliar a Ala Covid por falta de espaço e principalmente, por falta de recursos humanos. Não adianta ter o equipamento e o leito se não temos o profissional, o médico, a enfermeira”, explica o diretor-geral administrativo do hospital, Héracles Alencar Arrais.

A Santa Casa de Paranavaí é referência para os 28 municípios da jurisdição da 14ª Regional de Saúde. Mas o planejamento do Governo do Estado para o enfrentamento a pandemia, prevê uma rede macrorregional, envolvendo também hospitais de Maringá, Cianorte, Umuarama e Campo Mourão. Por isso, a Santa Casa de Paranavaí já atendeu em sua ala Covid pacientes de mais de 60 municípios.

“Não é hora de baixar a guarda. É preciso manter todos os cuidados. O momento exige que continuemos com os cuidados sanitários. Temos que torcer para não faltar vacinas permitindo inclusive a agilização do processo de imunização. Só assim vamos sair desta situação de crise sanitária”, diz Pelisson.

 

Fonte: Tudo Politica . Ass. Com.

 

 

 1 Comentários para esta notícia

  1. author

    Essa diretoria da Santa Casa tem credibilidade. Mesmo nesse período de COVID eles têm conseguido manter o padrão.


 

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Portal Tudo Política não reflete a opinião deste Portal.

Deixe um comentário