Selma Jóias
Instituto Cidade Canção doa 20 camas hospitalares à Santa Casa de Paranavaí
12-06-2020 17:21:51
A Companhia Sulamericana de Distribuição (CSD), proprietária das redes de supermercados Cidade Canção (Paraná), São Francisco (Mato Grosso do Sul) e Amigão (São Paulo) e do atacarejo Stock Atacadista, doou 20 camas hospitalares para a Santa Casa de Paranavaí, num investimento de cerca de R$ 60 mil.



A entrega das dez primeiras unidades já foi feita Unidade Morumbi, numa cerimônia simples e rápida para evitar aglomerações por conta da pandemia do novo coronavírus, a Covid-19. Todos usavam máscaras. Os outros dez leitos deverão chegar já na segunda quinzena de junho.

Segundo o diretor-geral administrativo da Santa Casa, Héracles Alencar Arrais, as camas serão utilizadas para recompor algumas alas. “Temos várias camas que estão muito velhas, umas com as rodas travadas, outras, metálicas, começam a enferrujar e ainda algumas danificaram a grade lateral de segurança. Mas no hospital os recursos são escassos, sempre temos que eleger prioridades e não tínhamos condições de fazer este investimento, de 60 ou 70m mil reais. Agora vamos trocar estas camas e as que serão retiradas ficarão como reserva técnica em caso de necessidade de ampliar leitos por causa da pandemia”, informou ele.

PAPEL SOCIAL – Segundo Brust, a direção entende que a participação da CSD nas cidades onde possui suas lojas não se limita a lucro. “Temos que participar da vida da cidade, temos um papel essencial para ajudar a população, temos um papel social a cumprir”, disse ele, acrescentando que o Instituto já doou cestas básicas para a população e instituições beneficentes e outras formas de ajuda. O braço social da CSD busca sempre atuar em parceria com instituições locais que conhecem a real demanda da cidade. Ele relata que o Instituto atua o ano todo, de forma especial em datas especiais, como Páscoa, Natal e Dia das Crianças. “Mas com a pandemia, refizemos nosso planejamento e começamos a nos perguntar: no que podemos ajudar? Porque a empresa faz parte da sociedade e temos que contribuir para que esta cidade e a região sejam mais prósperas”, reforçou ele.

Héracles Arrais em seu breve pronunciamento disse que a doação das camas é “uma ajuda enorme” e revelou que o hospital enfrenta hoje um grande desiquilíbrio financeiro. “80% do atendimento da Santa Casa é para o SUS, que sempre deixa déficit financeiro. Os 20% de atendimento de particulares e convênios, que minimiza o déficit, estão suspensos para atender os pacientes da Ala Covid. O hospital está vivendo da solidariedade como este gesto do Instituto Cidade Canção”, enfatizou. Ele lembrou que a pandemia tem estimulado o respeito ao próximo e o voluntariado.

AGRADECIMENTO – Em nome da Sociedade Civil Organizada, que contou com a presença de vários membros, entre os quais os coordenadores Edilson Avelar e Dante Ramos Júnior, Silvestre relatou o apoio que teve da coordenadora de Cultura e Projetos Sociais e do Instituto, Thayssa Santos, que orientou o encaminhamento do pedido e depois acompanhou sua tramitação. “Ela foi fantástica no encaminhamento. Nos atendeu muito bem e nos orientou”, disse ele. Por isso, num gesto de agradecimento, as mulheres presentes que participam da Sociedade Civil, Luciana Maçaneira, Nailda Pierin e Denise Pierin fizeram a entrega de buquê de flores a Thayssa.

O presidente da Santa Casa, Renato Augusto Platz Guimarães, agradeceu ao Instituto e asseverou que a doação vai contribuir para que a Santa Casa continue com suas portas abertas para atender a população dos 28 municípios da Amunpar, que tem uma população estimada em 300 mil habitantes. Lembrou que está à frente da diretoria voluntária do hospital há 18 anos, pois a Santa Casa é uma instituição filantrópica e trabalha para ajudar o próximo. No entanto, para sua sobrevivência necessita do apoio da população e de empresas – apoio este “que não tem nos faltado, principalmente neste momento da pandemia”

 

Fonte: Tudo Politica . Ass. Com.

 


Mais Imagens:
 

 Não há Comentários para esta notícia

 

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Portal Tudo Política não reflete a opinião deste Portal.

Deixe um comentário