CNH: REGRA EXIGE MAIS VISÃO FUNCIONAL
02-10-2019 12:08:37 (19961 acessos)

Perito Leôncio Queiroz Neto, da Associação Brasileira de Medicina do Tráfego, mostra aqui quais óculos são melhores para dirigir em ruas e rodovias.

Motoristas com menor acuidade e campo visual devem ter acompanhamento médico periódico e usar lentes que melhoram a visão funcional, alerta médico.


A recente resolução do CONTRAN (Conselho Nacional do Transito) que reduziu a exigência de acuidade visual de 60% para 50% e do campo visual para 120 graus no exame da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) equipara o Brasil a outros países, mas vai exigir acompanhamento médico periódico para manter a segurança no trânsito. O alerta é do oftalmologista do Instituto Penido Burnier, Leôncio Queiroz Neto, perito em medicina do trânsito e membro da ABRAMET (Associação Brasileira de Medicina do Tráfego). Ele afirma que no Brasil a maioria das pessoas só faz exame de vista quando vai renovar a CNH e em 5 anos podem ocorrer grandes mudanças nos olhos. A nova regra, comenta, mantém em atividade motoristas profissionais que seriam excluídos da profissão e portadores de glaucoma em processo inicial da doença. O médico ressalta que um estudo conduzido por ele durante 3 anos em que participaram 81 portadores de glaucoma, 57% desperdiçou o colírio e por isso fez uso descontínuo do medicamento. Resultado – Em 3 anos a perda de campo visual aumentou. Além das consultas periódicas, ressalta, o uso de lentes que melhoram a visão funcional é essencial para manter a segurança no trânsito.

Isso porque, ressalta, a leitura das letras na Carta de Snellen e a lanterna utilizada para medir o ofuscamento no exame de habilitação não garantem que o motorista tenha boa visão funcional.

Ele explica que se trata do campo visual, rapidez de leitura, capacidade de adaptação em diferentes níveis de iluminação, ofuscamento, percepção de profundidade, cores e contraste. Com exceção do campo visual todas as outras funções sofrem alterações relacionadas à menor acuidade visual. Óculos de grau atualizados melhoram a percepção de profundidade, mas não restaura por completo a visão funcional, observa. Só para se ter uma idéia, pessoas com 50% de visão têm metade da rapidez de leitura e por isso devem estar atentas à velocidade que dirigem para evitar acidentes.

CONHEÇA AS LENTES QUE MELHORAM A VISÃO NO TRÃNSITO

Queiroz Neto afirma que os óculos escuros apreciados por muitos motoristas diminuem a acuidade visual e a percepção de contraste. Por isso, durante o dia as melhores lentes são as fotossensíveis que escurecem de acordo com a intensidade de luz, protegendo os olhos da radiação ultravioleta, importante causa da catarata e degeneração da retina. Só recomenda o uso de óculos escuros para quem tem boa visão funcional e para portadores de fotofobia (aversão à claridade). O problema é comum em albinos ou pessoas de pele e olhos claros que não têm qualquer enfermidade ocular. Mas, também pode estar relacionado ao astigmatismo (deformidade da córnea que dificulta a visão de perto e longe), olho seco, alergia, doenças inflamatórias ou câncer nos olhos, ressalta. Por isso, adverte, quem tem aversão à claridade deve checar com o oftalmologista o motivo da sensibilidade.

Para míopes que têm maior dificuldade de adaptação ao crepúsculo o médico diz que a solução é utilizar lentes de grau na cor âmbar que melhoram a visão de contraste. “Já fiz teste no consultório com diversos pacientes colocando uma lente âmbar na frente dos óculos de grau e a visão de contraste melhora”, afirma.

Quem dirige à noite deve optar por lentes amarelas que reduzem o ofuscamento causado por faróis. Queiroz Neto ressalta que o ofuscamento e a dificuldade de enxergar à noite também podem sinalizar início de catarata. A doença reduz em 4 vezes a visão noturna, comenta. A única solução para catarata é o implante de lentes que substituem o cristalino opaco. Acabam de chegar ao mercado lentes intra-oculares que eliminam a necessidade de usar óculos em 95% dos casos, inclusive para perto. Estudos mostram que a nova tecnologia reduz o risco de acidentes de trânsito em 50%, conclui.

 

 19 Comentários para esta dica

  1. author

    Quantos por cento de visão eu tenho que ter pra tirar o CNH..

  2. author

    Tenho que renovar minha cnh tenho hipermetropia, astigmatismo e catarata uso óculos 2.5 para longe, mas tem hora que fica meio borrada. Será que conseguirei renovar a carta

  3. author

    Tenho 80% de vista eu posso renovar minha cnh

  4. author

    Olá bom dia. Tirei minha primeira habilitação com 23 anos e tenho cicatriz na retina por conta de toxoplasmose. já renovei 2 vezes, na terceira fui dado como inapto sem que houvesse qualquer mudança em minha visão. Desde 2011 estou tentando renovar e não consigo. o que devo fazer? Obrigado

  5. author

    Tive cnh por 10 anos e tenho 0.5 e 0.4 de visão..consigo renovar de forma especial

  6. author

    Meu filho teve toxoplasmose congenita com lesão na retina. Ele se locomove normalmente, conduz bicicleta desde criança.porem não consegue aprovação no exame de vista para CNH. Existe algum exame rspecial que comprove esta aptidão permitindo-lhe conduzir veículo

  7. author

    Tenho 605% de visão. Só posso tenho dificuldade com letras muito pequenas no olho esquerdo grandes enxergo. Posso tirar a CNH?

  8. author

    tenho 50% de acuidade num olho e 100% em outro. Sou habilitado AD e gostaria de mudar para B. meus limites são satisfatórios?

  9. author

    Tenho 30 por cento de um olho e 40 do outro. Ppsso tirar cnh?

  10. author

    Boa noite meu marido fui reprovado no exame de vista só que o perito colocou letra minúscula que nem ele mesma consequeria lê. Gostaria de saber se pode um médico que não é especialista em visao visao pericia?

  11. author

    gostaria de saber qual a menor acuidade visual que é exigido para tirar CNH.

  12. author

    Ainda não tenho CNH, segundo meu médico eu só tenho 30% da visão, minha pergunta é: É possível tirar habilitação neste meu caso?

  13. author

    Bom dia por favor gostaria de saber. fui renovar minha CNH catgoria AD e fui rebaixado pelo medico. falei pra ele que tinha feito uma sirurgiad descolamento de retina , mas que nao tinha problema em dirigir sem oculos que enxergava bem, mas o medico foi inredutivo. denho direito de recorrer. e pedir outra avaliação.

  14. author

    Fui renovar minha habilitação era ab no entanto não passei no exame de oftamologia colocaram na minha carta a notificação e ainda retiraram o direito de pilotar moto . E minha habilitação hj e apenas b. E estou precisando da moto e não tenho o direito de usar tenho como recorrer disso.

  15. author

    Olá! eu tenho 0.50 em cada olho certo? É obrigado ter o simbolo na Habilitação ??

  16. author

    tenho visao monocular posso tirar carteira profissional.

  17. author

    tenho catarata em meu olho esquerdo que me dificulta a visaõ,o outro normal,isso podera me reprovar no exame3 de vista para renovaçaõ da c n h

  18. author

    Minha lente e mais 0,50 em cada olho tem correção visoal na cnh

  19. author

    tenho que usar óculos não enxergo de longe mais ainda não tenho o óculos, meu exame médico para a CNH é terça feira dia 17/12 meu grau é 2 em cada olho isso travaria o andamento da minha carteira de habilitação ou somente viria uma notificação do médico me obrigando a usar óculos no transito?


 

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Noticiario, não reflete a opinião deste Portal.

Deixe um comentário

rJdTs